Hoje estou aqui para falar sobre a série “How to train your dragon” ou simplesmente “Como treinar o seu dragão” que já tem duas excelentes animações nos cinemas e você já deve ter assistido pelo menos uma (se não assistiu, vai lá e assiste, valendo um sorvete). Mas a questão dessa vez não é uma simples resenha ou crítica sobre o filme, e sim dos livros ! Sim ! Livros !     


Imagem da primeira animação feita pela DreamWorks


Muita gente não sabe, mas os filmes lançados da série foram baseados em livros infanto-juvenis criados pela autora Cressida Cowell que no total são onze (isso mesmo onze) lindos e sorvetosos livros que contam as aventuras de Soluço e Banguela. 

Certo, até aqui tudo bem. Você que acompanha os filmes está pensando em ler a série ? Se sim, devo alerta-lo de que existem diversas diferenças (sim, uma lista enorme) entre os dois, mas que de uma forma positiva e bem legal colaboram para que a série seja ainda melhor. 

Bom, eu não vou listar as diferenças porque acho crucial a surpresa (e também porque não quero ser acusada de spoiler, pegar prisão perpétua e tal), mas você deve saber que nos livros os dragões não são inimigos dos vikings. 



Para quem não sabe do que estou falando a série Como treinar o seu dragão gira em torno das aventuras de Soluço Spantosicus Strondus Terceiro (sim, esse é o nome dele), o filho do chefe de uma tribo viking (sente a pressão), o qual todos esperam que seja um grande guerreiro, mas que na verdade não apresenta nenhuma vocação para isso. Soluço é magricela, pequeno para a idade e não se sai bem em nenhuma das atividades nativas, além de ser piada de todos os outros meninos, menos de seu melhor amigo Perna-de-Peixe, que consegue ser ainda melhor que ele na tarefa de “não ser bom em nada”. A história começa com a iniciação dos garotos como legítimos vikings, na qual consiste em treinar o dragão mais feroz e assustador que eles conseguirem pegar na caverna dos dragões (o covil, ninho dos dragões), mas Soluço acaba se dando mal e pegando o menor dos dragões, banguela (que mais tarde ganha esse mesmo nome justamente por não ter dentes) e totalmente teimoso mal-educado e impossível de ser adestrado.

O único diferencial (que não é um fracasso) de Soluço é que ele fala dragonês, ou seja, a língua dos dragões, o que acaba sendo crucial em todos os aspectos de sua jornada improvável. Sério, Soluço é o herói mais improvável de todos os tempos, e é exatamente por isso que eu o amo ♥
Apesar dos primeiros livros ser bem bobinhos, conter várias repetições e ser bem previsíveis, ao decorrer da série isso vai mudando e tomando uma certa dose de seriedade e mostrando o nítido amadurecimento não só dos personagens, mas de toda trama em si. 


Sério, assistam também o filme, é muito lindo ♥


Uma série de livros incrível, mas que não tem muita repercussão além das animações, o que é realmente uma pena, por ser tão maravilhosa e cativante, ensinando aos leitores a nunca subestimar alguém, mostrando-nos que todos tem suas qualidades por mais improvável que isso seja, além do poder da amizade e até mesmo um pequeno conflito familiar, mesmo sendo quase imperceptível em alguns momentos, mas que ainda sim está presente nos livros. 

Os livros da série tem algo de diferente além da história, que são as ilustrações, feitas pela própria autora Cressida Cowell (diva!) que nos ajuda a imaginar os personagens e situações inusitadas presentes nos livros. E o fato de não ser a autora que narra os livros, ela simplesmente traduz a história, que é contada por Soluço.  




  




A série é composta por onze lindos livros, que até agora são: 

1. Como treinar o seu dragão 
2. Como ser um pirata 
3. Como falar dragonês 
4. Como quebrar a maldição de um dragão 
5. Como mudar a história de um dragão
6. Guia do Herói para vencer dragões mortais
7. Como navegar em uma tempestade de dragão
7.5 Como treinar seu Viking (história contada por Banguela) 
8. Como partir o coração de um dragão
9. Como roubar a espada de um dragão 
10. Como pegar a joia do dragão
11. Como trair o herói de um dragão (fui suuuuper trolada nesse livro kkkk jamais esquecerei)   



 Na verdade são 12 livros, sendo que o 12º ainda não foi lançado e será o desfeche da série. 
 E é isso, recomendo a todos, independentemente da idade ou gênero. Uma leitura suuper leve, engraçada e inusitada.


18 Comentários

  1. Nossa, não sabia que a série era tão grande!! =O As pessoas falam bem desses livros. *_*
    Amei o post e as fotos estão lindas!

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos *-* uma série que vale muito a pena ler <3 fico feliz que tenha gostado, bj

      Excluir
  2. Sou louca pra ler esses livros! As capas são maravilhosas e quando vi que você tem todos os livros só me deu mais vontade ainda *-*
    Amo o Banguela e descobri que os filmes eram baseados em livro quando, por acaso, encontrei todos os 11 livros bonitinhos e enfileirados na Saraiva, mesmo tendo um aspecto um pouco infantil, quase desisti dos livros que ia comprar e levei os livros da Cressida (quase), hoje me arrependo profundamente.
    Fazer o que, né? Espero ter outras chances no futuro :')
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são lindos mesmo né ? *-* tenho muito orgulho te der essa série .. Pena que tu não levou os da Cressida logo de cara, garanto que não ia se arrepender. Espero que tenha outra oportunidade logo ♥ beijos

      Excluir
  3. Gente, são muitos livros!! Meio estilo crônicas de Nárnia né. E nem se preocupa se a série de repente sumir de noite, tá? Hahaha deve ser uma das suas maiores preciosidades! E essas ilustrações também são liindas, dão um gás maior na leitura. Eu assisti só aos filmes e gostei bastante, não tem como não amar o Soluço :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Scarlets", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Poxa sem duvida alguma são minhas preciosidades kkk. Acho tudo lindo ♥ Leia quando tiver a oportunidade <3 bj

      Excluir
  4. Oiee
    Tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa série, pois sou apaixonada pelo filme *-*
    Soluço e Banguela*0*
    As ilustrações são bem legais, a cara do livro.
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia assim que puder Agatha, garanto que vai gostar mesmo sendo diferente do filme.
      Beeijos :*

      Excluir
  5. Oi, Lari! Já peguei algum livro da série na biblioteca da minha escola (foi o quarto volume, pelo que me lembro da capa!), mas não gostei muito. Talvez por realmente achar meio bobinho e também por não ter lido os primeiros livros. No entanto confesso que fico por vezes curiosa para saber como tudo vai terminar e como as coisas procederam ao longo dos outros livros. Infelizmente não é uma série que está na minha lista para ser comprada. Adorei a postagem e fiquei com vontade de ver os filmes (ainda não assisti nenhum!). ♥ Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, poxa, que pena que não gostou.. Quem sabe se você der outra chance e ler o primeiro ? A história é bem bobinha mesmo, mas toma um proporção bem grande, que eu mesma não esperava. Veja os filmes, eles são bem diferentes dos livros e talvez você goste mais <3 beeijos

      Excluir
  6. Oiiii, tudo bem??? Eu já vi o filme (o primeiro eu acho) e morro de vontade de ler os livros, já que adoro livros deste estilo, heheheh. Eu amei o filme, mas devo confessar que em parte, foi apenas por que meu ex é parecido com o soluço, hehehhe, mas pelo que me lembro o filme era bem bom também <3
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Eu te entendo completamente Gih ! Quem sabe tu não goste dos livros também ? Assista os dois filmes, eles são muito lindos <3
      Beeijos

      Excluir
  7. Larissa, menina, eu ia morrer sem saber que o filme era baseado em um livro! Eu não assisto animações, então nunca assisti aos filmes, mas tenho dois sobrinhos que amam o filme!!! Será que se eu der alguns dos livros eles largam o Xbox?? É difícil, viu...já dei HP, Diário de Um Banana...e nada! rss

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, mulher ? Sei que disse que não assiste animações, mas tente assistir o primeiro filme, é muito fofo ♥. Tente dar o primeiro livro para eles, é beeem diferente da animação, mas tem muitos desenhos bem legais que acabam tornando a leitura mais interessante (principalmente para os pequenos). Acho que seria um bom incentivo, boa sorte com eles. Beijos

      Excluir
  8. Eu adorei a animação, e estou pensando seriamente em ler os livros. <3

    www.criatividadesem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeia ♥ realmente espero que goste tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  9. Nossa, nunca pensei que iria encontrar alguém que conhecia e amava a série tanto quanto eu, sério NUNCA kkkk Vem cá que agora quero seu ser melhor amigo pra sempre.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uou ! Tu tbm ? *--* surreal, nunca conheci alguém que se quer gostasse kkk Amigos para sempre kkkk
      Bêjo :*

      Excluir